Fonoaudiologia

É uma especialidade da área da saúde que se ocupa na pesquisa, prevenção, diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição e da motricidade oral, da leitura e da escrita.
O papel do fonoaudiólogo na equipe multidisciplinar é direcionado para avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central. Ainda são investigadas as funções vestibulares, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, sistema miofuncional orofacial, cervical e deglutição.
A avaliação fonoaudiológica é realizada a partir de recursos e procedimentos que permitem caracterizar, descrever e analisar a aquisição da linguagem e sua funcionalidade.
O conhecimento dos sintomas das habilidades comunicativas possibilita que aspectos relacionados com aquisição, desenvolvimento e utilização da linguagem oral e escrita sejam melhor explorados. O fonoaudiólogo cuida das questões ligadas à comunicação oral e escrita.
Ele trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos.
Quando procurar um fonoaudiólogo:
As principais doenças são:
-
Dificuldade de fala, como gagueira, troca de letras
-
Dificuldades de leitura e de escrita
-
Problemas de voz
-
Dificuldades de mastigação ou deglutição dos alimentos
-
Dificuldades de respiração
-
Rouquidão constante
-
Problemas de audição
-
Alterações dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, bochechas)

Corpo Clínico - Fonoaudiológas
Alessandra de Sanzo Guilherme - CRFª 2.10424
Anamy Cecilia Cesar Vizeu Santos - CRFª 2.4522
Carolina Morato Façana Bandeira Dantas - CRFª 10608-1
Flávia Giuli Martins Ribeiro - CRFª 2.3675
Maria Betania Costa da Silva - CRFª 2.5304
Maria Cecilia Greco - CRFª 2.3839
Maria Helena Untura Caetano - CRFª 2.3328
Mônica Jubran Chapchap - CRFª 2.4790